terça-feira, 18 de agosto de 2009

Jornalismo por observação e jornalismo voyeur

Há algum tempo venho discutindo com os profissionais da Alfa uma tendência dos portais para o que chamo de jornalismo por observação. O repórter vai no local do fato, olha, observa, não conversa com ninguém, tira suas conclusões, faz fotos e posta umas cinco linhas associadas a várias imagens. Parece que a tendência faz valer a máxima de que uma imagem vale mais do que mil palavras. Não, não vale. Nós queremos informação, jornalismo de verdade, no mínimo a resposta para as perguntas: o que, quem, como, quando, onde, por que!
Esta história de jornalismo por observação vem me incomodando há algum tempo. E hoje, ao ler sobre a barrigada do Globoesporte.com num post do jornalista Alexandre Gonçalves no Coluna Extra, começo a ficar indignada com uma outra nova tendência: o jornalismo voyeur. Que história é essa de render notícias e notícias a partir de posts no Twitter? De onde estes “profissionais” tiraram a idéia de que isto é jornalismo? Um texto inteiro apenas com declarações tiradas do microblogging! Será que o repórter – que deveria ser especializado em esportes – não tinha um telefone de contato pra repercutir a história com o próprio Guga? E esta não é a primeira nem será a última matéria baseada no Twitter, infelizmente. Tomara que a barrigada sirva de alerta para repórteres e editores.

6 comentários:

  1. Ótima análise. Faz um tempo que acompanho diariamente notícias sobre o Twitter via Google News e tem sempre umas coisas que infelizmente comprovam o que vc disse e o que tenho criticado lá no blog (como a falta de critério pra selecionar o que é notícia e usar o usar nas manchetes). Pros teus leitores guardarem e acompanharem: link pra resultado da busca por "twitter" no Google News. Em alguns dias é quase um top five tipo CQC...

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa! Adorei o post, adorei o blog e adorei saber que estás grávida!
    Um beijo, coloquei teu link no meu blog.
    Sabias que a Carol Guidi tá grávida também, né?

    ResponderExcluir
  3. divulgaram tanto este post, que vim aqui verificar sobre o que se tratava.

    Não deu outra: Gostei, concordo e assino embaixo (não q minha assinatura tenha algum valor, mas só pra registrar)

    =*

    ResponderExcluir
  4. Passei por acaso por aqui, na busca do tema: Comunicação em Alfa, não pode deixar de ler as diversas opiniões relatadas por aqui, e compreendo que um jornalista tenha dificuldade de concluir apenas pela imagem, pois faltará matéria e credibilidade à sua reportagem, mas num determinado momento devemos fazer esse mesmo exercício, quanto mais não seja, para que nos fique sempre presente a imagem, não a destorcer-mos e a descrever tal como ela é.

    ResponderExcluir
  5. Andressa, obrigada pela mensagem, viu? Tô acompanhando a Malu e a mãe dela por telefone, e desejo uma ÓTIMA hora pra vcs. BEIJO!

    ResponderExcluir
  6. olá, Andressa!

    essa prática pode estar se banalizando, mas não é de hoje. o que você acha desta matéria publicada na istoé sobre um suposto "curso de moda para meninas carentes", supostamente ministrado pela Fergie, (suposta) cantora do black eyed peas:

    http://fazendoamendiga.blogspot.com/2007/09/fergie-dar-aula-de-moda-para-meninas.html

    a notícia é absurda - como poderia notar qualquer um que a lesse. ainda mais se considerarmos que a fonte - não creditada, diga-se de passagem - foi o extinto blog de humor fazendo a mendiga, que só publicava... notícias falsas e absurdas envolvendo celebridades.

    mas a revista não teve dúvida: além de chupar parte da matéria, reproduziu até mesmo declarações da suposta Fergie!

    é ler pra crer. ou deixar de crer...

    abraços!

    ResponderExcluir