Costumo brincar que, como estamos no interior, temos vários desafios ao trabalhar com assessoria de imprensa. Primeiro, precisamos fazer com que os empresários entendam o que é o nosso trabalho. Em seguida, mostrar que dá resultado e, consequentemente, que tem valor. É um trabalho de formiguinha e, como sempre, alguém vem na frente abrindo caminho, fazendo a parte mais difícil, para depois outros usufruirem.
O que me deixa - um pouco - satisfeita é ver que os parceiros da assessoria de imprensa, aqueles que formariam algo chamado de 'comunicação integrada', já estão entendendo o valor deste trabalho. Veja só a enquete no site da Revista Making Of:
Se você tivesse que optar por uma única ferramenta de comunicação hoje para vender uma idéia, você usaria:
Promoção 12%
Publicidade 35%
Marketing Direto 19%
Marketing Digital 16%
Comunicação Empresarial 19%
A comunicação empresarial está na segunda colocação, atrás da óbvia publicidade e empatada com o Marketing Direto. Será que é isso mesmo ou estes 19% são votos de assessores de imprensa defendendo o seu trabalho?
Mesmo que a pesquisa não retrate a realidade, já dá para perceber mudanças nesta área. Quando vemos pequenas lojas de pequenas cidades contratando assessores de imprensa é sinal de que algo está mudando.
Erros de português (153)
Há 5 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário