quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Sinal de mudanças

Costumo brincar que, como estamos no interior, temos vários desafios ao trabalhar com assessoria de imprensa. Primeiro, precisamos fazer com que os empresários entendam o que é o nosso trabalho. Em seguida, mostrar que dá resultado e, consequentemente, que tem valor. É um trabalho de formiguinha e, como sempre, alguém vem na frente abrindo caminho, fazendo a parte mais difícil, para depois outros usufruirem.

O que me deixa - um pouco - satisfeita é ver que os parceiros da assessoria de imprensa, aqueles que formariam algo chamado de 'comunicação integrada', já estão entendendo o valor deste trabalho. Veja só a enquete no site da Revista Making Of:

Se você tivesse que optar por uma única ferramenta de comunicação hoje para vender uma idéia, você usaria:
Promoção 12%
Publicidade 35%
Marketing Direto 19%
Marketing Digital 16%
Comunicação Empresarial 19%



A comunicação empresarial está na segunda colocação, atrás da óbvia publicidade e empatada com o Marketing Direto. Será que é isso mesmo ou estes 19% são votos de assessores de imprensa defendendo o seu trabalho?

Mesmo que a pesquisa não retrate a realidade, já dá para perceber mudanças nesta área. Quando vemos pequenas lojas de pequenas cidades contratando assessores de imprensa é sinal de que algo está mudando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário