terça-feira, 10 de março de 2009

Dois ouvidos e uma boca...

Às vezes brinco com nossos clientes que jornalista quando liga pra cliente do cliente para pegar depoimento trabalha como ouvidor. É que a gente telefona para saber o que os produtos e serviços do assessorado têm de bom e acaba sempre ouvindo alguma reclamação. Sabe por que isto acontece? Porque nossos clientes - assim como muitas outras empresas - não estão sabendo ouvir os clientes deles. No mínimo, não estão criando ferramentas para isto. E não vou nem entrar nas possibilidades 2.0 dos últimos tempos. Falo do pós-venda mesmo ou de pesquisas de opinião ou ainda daquela urna para que a pessoa dê seu recado.

Também não adianta fazer de conta que escuta. Se vai abrir um canal para o seu cliente sugerir, reclamar e opinar, é bom ouvir de verdade, refletir sobre o que ele disse e, de preferência, responder a ele.

Um comentário:

  1. Em Criciúma, principalmente no comércio local, há uma "coisa" (nem sei ao certo a palavra), de que o cliente que entra é um estorvo. É difícil a loja em que o cliente é bem atendido. E o lojista acha, ou melhor, não acha nada. Ou acha que não tem nada a ver com isso. Ou seja, não ouve o que o cliente tem a dizer. Não quer saber de mudar, e também não estou falando de modernidades. Educação é o ponto. Só estou citando um caso, do comércio.

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