Ontem à noite, Rosana Hermann (@rosana) lançou uma pesquisa (#datatwitter) no Twitter: as 22h em ponto, todos deveriam dizer que canal de TV estavam assistindo. Foram mais de 100 repostas, algumas na verdade sem reposta, só zoando, mas já foi o suficiente para perceber que a Globo ganha realmente na audiência.
Semanas atrás, a RMA Comunicação (@rmacomunicacao) utilizou o Twitter para fazer a seguinte pergunta: o que você pensa sobre o press release? (#pesquisapr) Os twitteiros responderam a altura e quem trabalha com assessoria de imprensa pôde verificar ali opiniões de todos os tipos e, o que é melhor, de quem usa realmente o press release. Para a RMA, a pesquisa foi uma estratégia para chamar a atenção para o novo modelo de release que eles estão lançando.
Resultados das pesquisas à parte, as duas iniciativas demonstram o potencial do Twitter como instrumento de pesquisa. Imagino que daqui a dois anos alguém vai perguntar ali: em quem você votará para presidente? Ou então, quem você acha que ganha a eleição? Antes disso, poderá haver empresas pesquisando comportamento do consumidor ou tendências de consumo entre um público diferenciado.
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