sábado, 28 de fevereiro de 2009

A polêmica da publicidade em blogs

Matéria da Revista Época sobre publicidade em blogs está rendendo boa discussão no site da revista. Claro que tem sempre os mais exaltados e ofensivos, mas em geral dá para perceber que o tema divide opiniões. Os blogueiros devem ou não se render aos posts pagos? Isto pode reduzir a credibilidade dos blogs?

Estas são algumas das opiniões colocadas na área de comentários da Revista Época:

“...acredito que um blog abrir espaço para anúncios sobre links patrocinados e banners num coluna lateral é uma coisa, mas vender posts.... não acho uma boa prática e acho que diminui a audiência do blog” – Ricardo Carneiro

“BLOG BOM NÃO TEM PREÇO. BLOG VENDIDO ESTOU FORA!!!” – Cláudio José

“Acho que não existe como não fazer posts pagos numa mídia que recebe 30 ou 40 mil pessoas dia. Seria muita idiotice não usar esta mídia para divulgar produtos e idéias.” – Ednilson

“É público e notório que os internautas não são bobos e sabem distinguir um testemunho sincero ou comprado.” Criativo de Galochas

Caio Novaes, do Brogui, é um dos entrevistados da matéria e adepto dos posts pagos. Ele escreveu aqui sua opinião sobre esta forma de publicidade.

Bem, não sou expert em mídias sociais nem este blog tem tamanha audiência para me fazer refletir se devo ou não aderir aos posts pagos, mas aqui vão algumas análises que faço:

- Os blogs não surgiram como uma mídia. No início, quem criava um blog tinha mais a intenção de colocar ali suas idéias e compartilhá-las do que fazer negócio. À medida que os blogs alcançaram tamanha audiência e capacidade de influenciar o consumidor é que se tornaram uma mídia. Posto isto, é inevitável que a publicidade chegue aos blogs.

- Apesar de serem hoje considerados uma mídia, um blog é um espaço diferente dos veículos de comunicação tradicionais, aqueles que têm o compromisso de ouvir todas as partes envolvidas e de repassar a informação bem cercada para o leitor/ouvinte/telespectador.

- Encaro um post pago da mesma forma que analiso uma matéria em jornal em que no topo aparece “Informe Publicitário”. Se precisou pagar para aparecer é porque não tinha relevância suficiente para merecer um espaço na parte editorial do veículo.

- Os posts pagos sempre vão existir e vai da atitude do blogueiro o risco de perder ou não a credibilidade.

- O internauta é um leitor diferente, que se manifesta instantaneamente, pode apreciar a atitude do blogueiro ou detoná-lo. Já comunidades do Orkut serem vendidas e trocarem de nome e que renderam muita polêmica. Quando se trata de mídia social e do público dela, qualquer ação deve ser pensada, repensada porque há sempre um risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário