quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Adaptações às plataformas da web

O circuito de debates na Campus Blog, ao longo da quarta-feira, reuniu segmentos para refletir sobre o presente e o futuro da internet. Painéis sobre o uso das opções de comunicação da rede em corporações, eleições, salas de aula e na publicidade estiveram na pauta do evento.

A internet se fortalece cada vez mais em todos os setores. Na política, por exemplo, o uso das mídias sociais foi importante para a eleição de Barack Obama nos EUA. Fernando Gabeira chegou ao segundo turno do pleito à prefeitura do Rio de Janeiro, segundo analistas, graças ao uso de ferramentas da web, como Twitter, Facebook, MySpace e blog. Para isso, o candidato do PV desafiou a ultrapassada lei eleitoral brasileira, que permite apenas um domínio por candidato.
O uso da internet em salas de aula, tema que gera muita polêmica, foi discutido em um painel. O assunto gera desconfiança e bastante polêmica. Educadores cariocas relataram experiências bem-sucedidas com crianças incentivadas a fazerem blogs com o intuito de postar o que aprenderam nas aulas. A resposta foi bastante positiva por instigar a troca de ideias e haver maior aprendizado do que o tradicional método de ensino dos educadores.

A publicidade, segundo os debatedores da mesa, também tem muito a evoluir ainda no uso das mídias sociais. As redes sociais têm um enorme potencial para os negócios por estarem compostas de grupos de interesses. O baixo custo da publicidade na web em relação às mídias tradicionais tornam o meio ainda mais interessante para ser explorado.

Entretanto, antes de entrar nessas mídias é preciso observar como elas funcionam. No painel sobre mídias sociais nas corporações, os profissionais convidados ao debate concordaram sobretudo, que a forma que o público alvo utiliza essas mídias tem que ser monitorado. É preciso ficar claro que a internet não é “tudo a mesma coisa”. Cada ferramenta da rede tem uma particularidade, uma linguagem diferente e é necessário estar atento a isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário