sexta-feira, 20 de junho de 2008

Não estou só!

Paulo Piratininga, diretor da Scritta Serviço de Imprensa, traduz em simples palavras a atividade do assessor de imprensa e as características pessoais necessárias para desempenhar a função. Comecei a ler o texto e pensei: eu não estou só! Quem assiste de longe o assessor de imprensa trabalhar pensa que poderíamos ficar loucos com tantas atividades e atendendo a segmentos tão distintos. Mas, fazemos com prazer. Leia o texto e conheça um pouco o nosso trabalho.



São 9h da manhã e João, assessor de imprensa baseado em São Paulo, já está em seu computador fechando um COMUNICADO DE IMPRENSA para uma empresa de TI. Terminada a tarefa, passa o texto para a revisão. Logo depois, o envia para APROVAÇÃO por e-mail, acompanhado pelo clipping de uma notícia anexa recém-recebida, veiculada por uma importante publicação de circulação nacional. O cliente precisa ter conhecimento desta informação antes das 10h.

Sua próxima atividade é crucial. Precisa questionar e obter com outros membros da agência IDÉIAS CRIATIVAS sobre um lançamento de uma praia artificial – que será a maior do Brasil – para apresentação e avaliação do cliente. Antes, o TELEFONE TOCA. É uma repórter checando informações sobre o parecer jurídico de um escritório de advocacia atendido pela agência, para fechar a sua reportagem.

Antes das 12h, João precisa ainda cobrar o NOVO LAYOUT de um boletim impresso de outro cliente. A diagramação recebida na tarde de ontem continua muito primária e o deadline no limite. A hora do almoço se aproxima e o assessor tem que partir para uma REUNIÃO-ALMOÇO.
A pauta é delicada. Decidir com o presidente de uma indústria química sobre o anúncio do fechamento de uma planta em outro Estado, previsto para o próximo mês.

De volta ao escritório, João checa com seu assistente as confirmações da COLETIVA DE IMPRENSA agendada para daqui a dois dias em Porto Alegre, onde estará também presente. Para reforçar a ação, liga para o editor do melhor telejornal local que ainda não confirmou interesse pela cobertura, apesar de o evento contar com a presença do governador do Estado.

Às 16h, João abre novamente sua caixa de e-mails e PESQUISA NA INTERNET as atividades industriais do setor de um novo cliente. Às 17h, pára e analisa os resultados de CLIPPING dos clientes de sua carteira e não fica satisfeito. Terá que refazer contatos para alcançar os objetivos traçados. Repara então que as fotos do PRESS KIT da coletiva não foram entregues pelo fotógrafo contratado. Os prazos agora são exíguos. E se não ficarem boas?

Como o cenário ilustra, as atividades de um assessor de imprensa são múltiplas e de GRANDE INTENSIDADE. Como profissional, tem que dominar a escrita, exibir um ótimo relacionamento interpessoal, saber negociar a todo momento, ser criativo e agir como um facilitador, pensar em toda a logística de um evento/divulgação e RESOLVER PROBLEMAS atrás de problemas.

Enfim, rotinas que envolvem um CICLO QUASE SEM FIM. Exigem um tremendo esforço para se estabelecer e manter um bom entendimento entre uma organização e os vários públicos envolvidos.

Agora compreende por que este profissional precisa ser valorizado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário